Rede Amazônica exibe 'Retrospectiva 2025' gravada no Mirante de Mucajaí neste domingo, 27
28/12/2025
(Foto: Reprodução) Luciano Abreu e Lucas Wilame apresentam 'Retrospectiva 2025' gravada no Mirante de Mucajaí
Raquel Maia/Rede Amazônica
A Rede Amazônica exibe neste domingo (28) a "Retrospectiva 2025", programa especial que reúne os fatos mais marcantes que impactaram o estado de Roraima ao longo do ano. A edição vai ao ar logo após a série "Irracional – A Ciência do Crime".
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Apresentado pelos âncoras do Jornal de Roraima 1ª Edição e do Jornal de Roraima 2ª Edição, Lucas Wilame e Luciano Abreu, o especial relembra os acontecimentos de 2025 que marcaram a vida dos roraimenses.
A novidade para este ano é que o programa foi gravado no Mirante da Pedra da Paixão de Cristo, em Mucajaí, no Sul de Roraima. Pela primeira vez no interior do estado, a produção no local contou com uma equipe formada por sete profissionais, além da equipe de pós-produção.
O apresentador Lucas Wilame explicou que o principal desafio de produzir uma retrospectiva dos acontecimentos de Roraima é o fato do estado estar localizado em uma região com tantas pautas e questões de interesse público.
"Resumir esse estado, que apesar de pequeno, é muito singular e está sempre em maio a um turbilhão é um grande desafio, mas acho que nossa equipe, capitaneada pelo Luciano Abreu, fechou muito bem esse material e esperamos que o público goste muito", concluiu o âncora.
Produção contou com apoio de sete profissionais in loco e até drone para imagens aéreas
Raquel Maia/Rede Amazônica
Acontecimentos do ano
Um dos eixos centrais da retrospectiva é a crise na Terra Indígena Yanomami (TIY). O programa relembra as visitas de autoridades federais, como a então Ministra da Saúde Nísia Trindade e o então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, para acompanhar as ações de saúde e o combate ao garimpo ilegal.
O especial também destaca o recorde em apreensões de minérios, com destaque para a carga de 103 quilos de ouro avaliada em mais de R$ 60 milhões. Operações contra facções criminosas, a corrupção em órgãos públicos e crimes de grande repercussão também ganham espaço no balanço.
No setor econômico, a retrospectiva aborda a consolidação de Roraima como centro do agronegócio, com foco em grandes eventos como a Expoferr e o AgroBV. Um marco histórico relembrado é a saída de Roraima do isolamento energético, com a conexão do estado ao Sistema Interligado Nacional.
Momentos de inspiração e ciência, como a descoberta inédita de pegadas de dinossauros no Norte do estado e a história de Dona Celeste, que se aposentou aos 101 anos de idade, também marcaram o ano.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.