Polícia investiga se jovem indígena foi vítima de roubo seguido de morte em Roraima
11/02/2026
(Foto: Reprodução) Jovem liderança indígena é encontrado morto após 10 dias desaparecido
A Polícia Civil investiga se o líder indígena Gabriel Ferreira Rodrigues, de 28 anos, foi vítima de latrocínio, roubo seguido de morte. A investigação também apura se o celular da vítima foi levado para Lethem, na fronteira do Brasil com a Guiana.
(CORREÇÃO: O g1 errou ao informar que o celular de Gabriel havia sido levado para a Guiana. Na verdade, trata-se apenas de uma suspeita levantada durante a investigação. O erro foi corrigido às 15h50)
O corpo de Gabriel foi encontrado nesta terça-feira (10), no município do Amajari, no Norte de Roraima, após dez dias de desaparecimento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
"As investigações indicam que o aparelho celular da vítima teria sido levado para a região de Lethem, na Guiana. Diante disso, equipes policiais realizaram diligências na área de fronteira para verificação das coordenadas levantadas, com delimitação de áreas de interesse investigativo. As diligências seguem em andamento", disse a polícia.
De acordo com a Polícia Civil, a hipótese de latrocínio que será aprofundada no inquérito policial instaurado pela Delegacia de Pacaraima, responsável pela apuração das circunstâncias, da causa e da autoria do crime.
Liderança indígena Gabriel Ferreira Rodrigues, de 28 anos, desapareceu no dia 1º de fevereiro
CIR/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Jovem liderança indígena é encontrado morto após 10 dias desaparecido
Jovem liderança indígena desaparece em comunidade no Amajari, em Roraima
O corpo foi localizado por moradores e familiares da Comunidade Indígena Juracy, que realizavam buscas na região. Ele estava a cerca de 26 quilômetros da RR-203, no sentido da BR-174, próximo à Vila Brasil. Familiares fizeram o reconhecimento preliminar, mas a confirmação oficial da identidade ainda depende de exames periciais.
O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para a remoção do corpo até Boa Vista, e uma equipe do Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida realizou a perícia no local. O cadáver foi encontrado em estado avançado de decomposição.
Segundo a Polícia Civil, as investigações "seguem em ritmo acelerado e contam com diversas frentes de atuação".
Desaparecimento
Gabriel Ferreira Rodrigues desapareceu no dia 1º de fevereiro, quando participava de um evento na Comunidade Indígena Juracy, no Amajari. Ele foi visto pela última vez entre 6h e 7h da manhã, no barracão da festividade.
O jovem havia saído de casa no dia 31 de janeiro, da Comunidade Indígena Novo Paraíso, onde morava. O boletim de ocorrência sobre o desaparecimento foi registrado no dia 3 de fevereiro, por meio da Delegacia Virtual de Roraima.
Gabriel era considerado uma jovem liderança indígena e atuava como secretário regional, articulando ações junto a diversas comunidades da região.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.