Estilista Macuxi que cria peças inspiradas na cultura roraimense é selecionada para ir à 60ª São Paulo Fashion Week
11/10/2025
(Foto: Reprodução) Empreendedores de Roraima são selecionados para ir à 60ª edição da São Paulo Fashion Week
Há mais de 10 anos, a artesã e estilista indígena Edith Karla Sousa, de 52 anos, transforma elementos da cultura Macuxi em roupas e acessórios feitos em Roraima. Neste mês de outubro, ela viaja a São Paulo para acompanhar a 60ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), principal evento de moda da América Latina.
A artesã é um dos onze empreendedores do estado que integram uma missão técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Roraima para o evento, selecionados por meio de inscrições. Entre os dias 13 e 19 de outubro, o grupo vai acompanhar desfiles, fazer visitas técnicas e ter encontros com estilistas da moda nacional.
“É a cereja do bolo para fechar o ano. A gente vai ter como fazer todo um estudo em relação à moda, tendências e tecidos diferentes que podemos usar na nossa produção", disse.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Estilista indígena Edith Karla Sousa.
Yara Ramalho/g1 RR
Edith cria roupas com estampas inspiradas na cultura de Roraima. As peças trazem elementos como aves, pontos turísticos e até pratos típicos, como a paçoca de carne com farinha, prato da culinária indígena do estado.
Além das roupas, Edith produz joias sustentáveis, como colares inspirados na cobra coral, e artesanatos feitos com fibras naturais. Segundo ela, a missão é uma forma de levar a arte e a cultura de Roraima para outros lugares do Brasil.
"Trabalhamos com moda feita aqui em Roraima, com estamparia que valoriza a fauna, a flora e o buritizal. A gente vai trabalhar ainda mais nessa pegada, cada vez mais regionalista [...] lá nós vamos visitar várias fábricas, vamos assistir cursos. Então, serão coisas que nos leva a melhorar cada vez mais", ressaltou.
Peças artesanais produzidas pela artesã e estilista indígena Edith Karla.
Yara Ramalho/g1 RR
LEIA TAMBÉM:
Ator e rapper Jaden Smith será o novo diretor artístico da linha masculina da Louboutin
Moda sustentável atrai diferentes gerações; veja os motivos para comprar em brechós
A estilista roraimense Lilliam Pereira, de 25 anos, também integra a missão. A relação dela com a moda começou ainda na infância, quando desenhava as próprias roupas e pedia para uma costureira confeccionar.
Aos 18 anos, a jovem começou a trabalhar em uma alfaiataria masculina em Boa Vista, onde ganhou experiência. Depois, passou a atender clientes batendo de porta em porta, fazendo ajustes e encomendas.
Com o crescimento da demanda, Lilliam abriu um ateliê ao lado da sócia Adriana Sobral, de 30 anos. No espaço, criado há cerca de um ano, elas e mais duas profissionais produzem roupas sob medida e fazem consertos.
Lilliam Pereira, de 25 anos, abriu um ateliê há cerca de um ano em Boa Vista (RR).
Yara Ramalho/g1 RR
Para ela, acompanhar a São Paulo Fashion Week pode ajudar a impulsionar o setor da moda em Roraima, ajudando os empreendedores locais a ganhar experiência e trazer novidades para o estado.
"O objetivo essencial de ir pra lá é ganhar experiência e trazer pra cá. Até mesmo pros nossos clientes. E, assim, aqui a gente vê que não tem tanta infraestrutura para isso. Então, vamos escalar pra inserir aqui. É algo que vai ser um diferencial, por isso a ansiedade está muito grande", explicou.
A ação faz parte do projeto Conecta a Moda, que tem o objetivo de fortalecer o setor e abrir espaço para marcas locais no mercado nacional e internacional. Durante sete dias, os participantes terão acesso aos bastidores da São Paulo Fashion Week, conhecerão novas tecnologias, tendências e processos criativos, além de ampliar a rede de contatos com profissionais e empresas da área.
Da esquerda para a direita: Marlene Ferreira, Lilliam Pereira, Adriana Sobral e Jyeynneffer Cavalcante.
Yara Ramalho/g1 RR
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.