Carreta oferece exames e consultas para diagnóstico e prevenção do câncer de mama e do colo do útero
17/01/2026
(Foto: Reprodução) Carreta da saúde do Ministério da Saúde realiza consultas ginecológicas e de mastologia em Boa Vista (RR).
Francisco Sena/Prefeitura de Boa Vista/Divulgação
O Ministério da Saúde iniciou nesta sexta-feira (16) atendimentos médicos em uma carreta de saúde da mulher, em Boa Vista, voltada ao diagnóstico e à prevenção de doenças, como câncer de mama e do colo do útero. A carreta está instalada no Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (CPCOM), no bairro Jardim Tropical.
São ofertas consultas ginecológicas e de mastologia, além de biópsias, mamografias, ultrassonografias e teleconsultas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR em WhatsApp
A Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher integra o programa Agora Tem Especialistas, do governo federal. Os atendimentos ocorrem em parceria com a prefeitura de Boa Vista.
"A ação leva atendimento de qualidade para a população, onde existem vazios assistenciais, visando ampliar o acesso à saúde. Nessa unidade móvel, as pacientes podem realizar consultas especializadas em ginecologia e exames como mamografia, ultrassonografia pélvicas e transvaginais, tudo isso com o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer de mama e colo do útero”, afirma a superintendente do Ministério da Saúde em Roraima, Andréa Maia.
Médico revela mitos e verdades sobre o câncer de mama
De acordo com a prefeitura de Boa Vista, o acesso aos atendimentos da carreta começa na Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a consulta inicial, a paciente é agendada e encaminhada para atendimento na unidade móvel.
A previsão é que a unidade permaneça no local por 30 dias, com possibilidade de prorrogação por mais um mês, segundo a prefeitura. Após esse período, ela deve percorrer outros municípios do estado.
LEIA TAMBÉM:
Implanon é ofertado de graça em 7 postos de saúde em Boa Vista; veja como obter
Sala de consulta da carreta de saúde da mulher do programa Agora Tem Especialistas.
Valdênio Hora/Ministério da Saúde/Divulgação
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.