Apagão deixa Roraima sem energia após falha no sistema elétrico nacional
14/10/2025
(Foto: Reprodução) Apagão atingiu ao menos 17 estados e o DF na madrugada
Um apagão na noite dessa segunda-feira (13) deixou bairros da capital Boa Vista e municípios do interior de Roraima sem energia elétrica, após uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN). O problema afetou mais de 20 estados.
A interrupção no fornecimento de energia aconteceu por volta das 23h31. O serviço foi restabelecido 35 minutos depois, às 00h16 desta terça-feira (14). Roraima foi ligado ao SIN em setembro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
A falha nacional foi causada por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), que ocorreu por volta de 0h30 (horário de Brasília), de acordo com o governo federal. A normalização completa ocorreu até 2h30 da madrugada.
A Roraima Energia, empresa responsável pela distribuição elétrica no estado, informou que, por conta da falha, foi necessária a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), que ocasionou a interrupção de aproximadamente 91 megawatts (MW) no estado.
"A Roraima Energia segue acompanhando as informações repassadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e reforça seu compromisso com os consumidores roraimenses", disse em nota.
LEIA TAMBÉM:
Apagão durante a madrugada é registrado em 25 estados e no DF
🕯️ O que causou a queda de energia? Veja perguntas e respostas
Ministro de Minas e Energia explica que apagão ocorreu por falha elétrica localizada
Infográfico: estados afetados pelo apagão nesta terça (14)
Arte/g1
Houve relatos de falta de energia no bairros Buritis, Cinturão Verde, Centenário, Equatorial, Cidade Satélite, Silvio Leite, Tancredo Neves, Caimbé, São Bento, Laura Moreira, Pricumã, Jóquei Clube e Centro da capital. Segundo a Roraima Energia, o Erac desliga tudo para mitigar maiores danos ao sistema.
Além de Roraima, o apagão foi registrado em ao menos 25 estados e no Distrito Federal.
💡 Quase todo o Brasil é coberto pelo SIN, responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país. São usinas, subestações e redes de distribuição que formam um único sistema de linhas de transmissão. Funciona sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a falha foi um "problema elétrico" pontual e que não houve falta de energia e de planejamento. Segundo a pasta, a energia já foi restabelecida.
Roraima foi conectado ao Sistema Interligado Nacional de energia em setembro de 2025. O estado era o único do país que estava isolado da rede e dependia da energia gerada por usinas termelétricas. Quando o último apagão nacional ocorreu, em 2023, o estado foi o único que não foi afetado.
Apagão deixou todo o estado sem energia.
Caíque Rodrigues/G1 RR/Arquivo
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.